Mútua lança três programas de prevenção para os idosos

A Mútua dos Magistrados lançou três programas de prevenção voltados para a terceira idade: Osteoporose, Sarcopenia e Odontogeriátrico. Com a medida, cresceu para 16 o número de programas preventivos que integram o Projeto Saúde Total desenvolvido no Centro de Diagnose e Tratamento (CDT), em atendimento a todos os associados.
 A osteoporose é uma desordem esquelética crônica e progressiva provocada por vários fatores e que acomete, principalmente, pessoas idosas. No caso das mulheres, a incidência geralmente ocorre após a menopausa.
A doença se caracteriza pela resistência óssea comprometida, aumentando o risco de fratura, dor, deformidade e incapacidade física. A ingestão deficiente de cálcio, cuja presença no organismo tem que atingir seu pico máximo na adolescência, pode resultar, mais tarde, em perda óssea acelerada.
Sarcopenia
A sarcopenia representa redução de massa muscular e consequente perda de força. Acontece com o avanço da idade e pode levar à incapacidade física. A sarcopenia é controlada por meio de dieta adequada e prática de atividades físicas.
Elaborado e coordenado pela Dra. Tânia Kadima (nutróloga), o programa, que está rastreando e…