Sarcopenia - Detecção precoce e tratamento, com ganho na qualidade de vida

Sarcopenia é uma patologia, de etiologia multifatorial e de elevada prevalência na população idosa (indivíduos a partir dos 60 anos de idade), que acomete, atualmente, cerca de 50 milhões de pessoas no mundo e com perspectiva de atingir mais de 200 milhões de indivíduos nos próximos 40 anos.
Caracteriza-se por ser uma síndrome na qual há progressiva e generalizada perda de massa muscular, força muscular e desempenho físico, com risco de eventos adversos como incapacidade física, perda da qualidade de vida e morte. Dentre os fatores de risco, merecem destaque a inatividade física, a baixa ingesta calórica e protéica, assim como as alterações hormonais e inflamatórias.
Atualmente, o tratamento mais eficaz para Sarcopenia, cientificamente comprovado, compreende tanto o exercício físico quanto a ingestão nutricional adequada. No entanto, no que se refere ao tratamento farmacológico,os estudos ainda estão em andamento, havendo, até o momento, poucas opções farmacológicas seguras para a população idosa. É importante destacar que o tratamento não só desta síndrome como das patologias que acometem os idosos é individualizado, face às alterações fisiológicas inerentes ao…